Seja no contexto pessoal ou corporativo, a palavra “propósito” adquiriu um significado especial nos últimos anos. Em sua essência, propósito é uma força motivadora que nos impulsiona para ações e decisões direcionadas por um objetivo maior, uma causa, um significado que transcende a existência cotidiana. É uma espécie de bússola interna que nos guia, fornecendo a direção e o sentido para nossos esforços.
No contexto empresarial, o propósito refere-se à razão de ser de uma organização além do lucro. Não se trata apenas de criar valor econômico, mas de fazer isso enquanto gera impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Em outras palavras, um negócio com propósito é aquele que busca equilibrar o benefício a todas as partes interessadas, incluindo clientes, funcionários, comunidades, fornecedores, o meio ambiente e, claro, os acionistas.
Um exemplo marcante de como o propósito pode moldar a operação de uma empresa é o movimento das Empresas B, ou B Corps. Essas organizações têm um propósito social ou ambiental explícito em seu DNA corporativo e são legalmente obrigadas a considerar o impacto de suas decisões sobre todas as partes interessadas. Eles são avaliados por uma organização sem fins lucrativos chamada B Lab, que avalia as empresas em relação a padrões rigorosos de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência.
A Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e a primeira empresa de capital aberto da América Latina a se tornar uma Empresa B, é um excelente exemplo de uma organização com um propósito claro e estruturado. O propósito da Natura é “Criar e vender produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.” Este propósito está incorporado em todas as suas atividades, da seleção de ingredientes e embalagens sustentáveis às parcerias com comunidades locais para o fornecimento de matérias-primas. A Natura demonstra como é possível criar valor para os acionistas ao mesmo tempo em que contribui para a sociedade e o meio ambiente.
Outro exemplo é a Patagonia, uma empresa de roupas ao ar livre baseada na Califórnia. A Patagonia tem um forte compromisso com a sustentabilidade, afirmando em sua missão que eles estão “no negócio de salvar nosso planeta”. Esta não é apenas uma frase de efeito; é uma filosofia que orienta todas as decisões e ações da empresa, desde o uso de materiais reciclados em seus produtos até o apoio a causas ambientais através de sua iniciativa “1% para o Planeta”.
Estas empresas são uma inspiração, mostrando que um propósito forte e claro pode impulsionar o sucesso empresarial enquanto faz a diferença no mundo. É um novo modelo de negócios, que realça a necessidade das empresas de olhar além do lucro e considerar seu papel mais amplo na sociedade. É sobre ser melhor para o mundo, não apenas ser o melhor do mundo.
À medida que navegamos em um mundo em constante mudança, cheio de desafios complexos e novas oportunidades, o propósito oferece uma bússola valiosa. Para empresas e indivíduos, encontrar, entender e agir de acordo com o propósito pode ser a chave para desbloquear um futuro mais brilhante e sustentável.